sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Design e identidade para a Travessia Porto Alegre-Guaíba



A travessia hidroviária entre Porto Alegre e Guaíba inaugurada ontem, com a presença do governador Tarso Genro e dos prefeitos José Fortunati e Henrique Tavares, foi bastante comemorada por autoridades, empresários e convidados presentes no Terminal Hidroviário de Guaíba.
Depois de 50 anos da sua desativação, o acesso por via fluvial entre as duas cidades volta com força e é o resultado de um investimento de R$ 7 milhões por parte da CATSUL, empresa que tem a concessão para explorar a travessia.
A exemplo de outras cidades no mundo, o serviço nasce com um projeto de design que definiu todo o sistema de identidade visual aplicado às embarcações (catamarãs), na sinalização dos terminais hidroviários e acessos, nos uniformes da tripulação e em toda a comunicação visual de materiais gráficos administrativos e promocionais.
SCENO e Estúdio Bergamota foram os responsáveis pelo projeto, trabalhando em parceria para que o design pudesse contribuir  com a organização, funcionalidade e estética deste novo serviço público do nosso Estado.    

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O número 1 em sinalização

A Sceno, atenta ao que acontece no mundo da comunicação visual em ambientes, agora é patrocinadora oficial do 1º Blog brasileiro especializado em publicações de projetos de sinalização. O Blog Sinalizar, com mais de 60 trabalhos publicados é, sem dúvida, uma referência obrigatória para qualquer profissional ou estudante que queira conhecer melhor o assunto.

O Sinalizar nasceu da necessidade de haver um veículo de comunicação na internet que pudesse reunir assuntos de interesse desta área do design, e que propiciasse a apresentação de projetos inovadores que vem sendo desenvolvidos ao redor do mundo.

O Blog procura publicar semanalmente projetos de destaque, e a Sceno já esteve presente com os trabalhos realizados no Parque Germânia, Paseo Zona Sul e Riserva Schiavon. Vale a pena acompanhar o Sinalizar.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Sinalização criticada!






















Os jornais Folha de São Paulo e Zero Hora publicaram neste mês de outubro uma nota sobre o levantamento do Ministério do Turismo que mostra que o Brasil é campeão em hospitalidade, mas ainda tropeça em oferecer estrutura básica para os 5,1 milhões de turistas estrangeiros que vieram ao país em 2010.

Foram realizadas 39 mil entrevistas com turistas de outras nacionalidades, entre janeiro e outubro do ano passado, que mostraram que as maiores aprovações são para hospitalidade, gastronomia e alojamento e os piores itens avaliados são a sinalização para visitantes, as rodovias e a internet.

Não precisa ser turista em viagem ao Brasil para constatar que a sinalização é deficiente e, às vezes, inexistente. Os próprios moradores das cidades brasileiras enfrentam diariamente este problema de infraestrutura e mobilidade urbana. E aqui em Porto Alegre não é diferente.


Esperamos que entre as melhorias planejadas para as cidades sede da Copa do Mundo de 2014, esteja contemplado a execução de um projeto sistemático e adequado de sinalização urbana, desenvolvido por especialistas. Mais do que preparar a cidade para os turistas, será um legado importante para as pessoas que aqui vivem.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

SCENO participa do Porto Alegre Faz Design


A partir de iniciativa inédita dos Centros Acadêmicos de Design, inicia hoje a Semana Acadêmica dos Cursos de Design da UFRGS e da Uniritter. O evento, que acontece de forma integrada nas duas instituições, vai até o dia 07 de outubro e tem como objetivo promover conjuntamente uma discussão sobre teoria e prática do Design, aproximando os estudantes de profissionais da área.

E a SCENO participa em dose tripla. Douglas D’Agostini e Luiza Macedo, ambos designers formados no Uniritter e que atuam na SCENO há mais de um ano, conduzem a oficina “Sinalização: materiais e processos de fabricação”. Roberto Bastos, Sócio-Diretor da empresa, participa da Mesa-Redonda “Empreendedorismo no Design”.

É a SCENO marcando presença, mais uma vez, no “fazer design em nossa cidade”.